top of page

tRAnsculturação

NA AMÉRICA LATINA

MÉXICO

Isamara Fernandes
Caio Gomes
dara alamino
gabriel rezende
Leonardo batista
vinícius colini
STÉFFANE NASCIMENto
sobre
Os Estados Unidos Mexicanos, popularmente conhecido como México, é uma república federal da América do Norte, que faz fronteira com os Estados Unidos da América e é um dos países que compõe a América Latina - territórios onde a língua predominante é o espanhol, português ou francês.
Colonizado por espanhóis em 1521, o México, antes chamado pré-colombiano (período em que os territórios, até então, eram povoados pelos Maias e Astecas daquela região) só atingiu a sua independência em 1810
A partir dali, o território mais ao norte da América Latina se tornou o que é hoje: o 14º maior país do mundo em questões territoriais e o 13º maior PIB. Os 1.972.550 km são representados por uma cultura extremamente rica e diversa, principalmente pelos traços dos seus ancestrais.
WhatsApp Image 2019-06-26 at 16.26.27.pn
Cerveja ,''Corona'' ,típica do México / Arquivo Pessoal
serviços    

Muito da cultura mexicana se deriva, basicamente, dos espanhóis na época da colonização, trazendo ao país a língua oficial, o espanhol, dos indígenas, um dos principais responsáveis pelas tradições culinárias e do vizinho Estados Unidos, responsável por ditar influências no mundo da música, televisão e cinema. 

Por apresentar traços culturais de diversos territórios mundiais, o México é um dos países que passaram, e ainda passam, pelo processo de transculturação, movimento acentuado com a chegada da globalização. 

O QUE É TRANSCULTURAÇÃO?

Transculturação está diretamente ligado às transformações que uma identidade cultural sofre decorrente de um contato direto, ou indireto, com outra identidade cultural.

Um ótimo exemplo é a forma como o português é falado no Brasil. Sendo considerado a língua oficial da nação brasileira, a entonação da fala comparada aos nativos de Portugal é completamente diferente. Isto ocorre porque, no Brasil, o português sofreu influência de outras línguas, se tornando o que conhecemos hoje.

No caso do México, a pimenta, ingrediente principal da culinária mexicana, que, de acordo com a matéria “Por que a comida mexicana é tão picante?” do portal Superinteressante, é originária dos povos nativos da América Central, que cultivavam pimentas desde o século 7000 a.C e virou o condimento principal após a independência. 

WhatsApp Image 2019-06-26 at 16.16.21.jp
trabalho
Mexicano Pedro Marques está no Brasil há 12 anos / Arquivo Pessoal

Fomos atrás de um mexicano que morasse no Brasil para nos dizer como é a relação da transculturação no México e encontramos, Pedro Luiz Pérez Marques, filho de cozinheiros, que vive há 12 anos no Brasil, após se casar com uma brasileira. 

 

Pedro destaca que, para se entender o processo transcultural do México, é preciso passar por etapas. O mexicano enfatiza que existiu um ‘’México antes, um após a colonização e um agora”, remetendo principalmente aos Astecas e aos Maias o legado que eles deixaram e que influenciam até hoje a cultura, a língua e a culinária.

O cozinheiro ainda revela a situação da relação com o Estados Unidos ponderando que, mesmo sendo vizinhos, estão ‘’brigados’’. Em 2018, 593.507 mil mexicanos tentaram entrar nos Estados Unidos, número muito maior se levado em consideração ao mesmo período do ano anterior que contou com 303.916 mil. No caso de Pedro, o país escolhido para a imigração foi o Brasil.

CINEMA

Pedro traz à tona a realidade da indústria do cinema mexicano dizendo que sente saudades de quando a cinematografia do México quase conseguiu ser concorrente de Hollywood, chegando perto de Bollywood, na Índia - segunda maior indústria de filmes do mundo. 

Iniciado no começo do século XX, o cinema no México teve seus anos de ouro na década de 40, quando dominava todo o mercado cinematográfico da América Latina com roteiros que tratavam desde a época do ditador Porfirio Díaz, até a histórias de amor, sempre recheadas de drama.

O auge da Era de Ouro do Cinema Mexicano foi coroado quando Maria Candelária ganhou o Grande Prêmio no Festival de Cannes em 1996. Nas décadas de 70 e 80, a crise política fez com que os diretores começassem a produzir, cada vez mais, com baixo orçamento, curto período de filmagens e baixa qualidade.

Mesmo com a queda da verba para produção cinematográfica, do prestígio e com a forte influência do cinema Hollywoodiano na característica da produção e do conteúdo dos filmes mexicano, a indústria cinematográfica, em parceria com a indústria televisiva, conseguiu emplacar um dos grandes sucessos mundiais, a série ‘’Chaves’’, criada, por Roberto Bolaños, na sua primeira versão em 1971.

Logo após o sucesso da série, as novelas também entraram em cena com todo o drama característico dos filmes da era do ouro. Como no sucesso ‘’A Ursupadora’’, que conta a história de duas irmãs gêmeas com personalidades completamente opostas, protagonizadas pela atriz Gabriela Spanic.

MÚSICA E COMIDA

 

Declarada em 2010 como Patrimônio da Humanidade, por ser um elemento fundamental da identidade cultural das comunidades que a praticam, a Culinária Mexicana carrega a mistura de várias tradições, ingredientes e criatividade. Os pratos mais conhecidos possuem base nativo americana, com misturas indígenas e espanholas.

Com características bem marcantes, como as cores e o sabor intenso e picante, a gastronomia mexicana tem como base dos seus pratos o milho, as pimentas e o abacate, e conta com pratos típicos, como o Burrito, a tortilla, Guacamole, Nacho e Chilli com carnes.

WhatsApp Image 2019-06-26 at 16.28.51.jp
Taco, comida típica do México / Arquivo Pessoal

A musicalidade mexicana é caracterizada por sua diversificação de estilos, também pela influência dos indígenas e europeus. Dentre os variados tipos musicais, podemos dividir em três categorias principais: O mariachi, a música Ranchera e a música regional. O mariachi tem como tradição das zonas rurais mexicanas, já a música Ranchera tem uma temática mais romântica e patriarcal. A música regional varia de acordo com seu lugar de origem.

Das mais diversas heranças culturais, a que tem grande significado para os mexicanos é o Dia dos mortos, cultura deixada pelos indígenas como símbolo de comemoração e alegria. A tradição precisou ser adaptada com a chegada da igreja e os espanhóis, como Pedro mesmo fala ao dizer que “a tradição do Dia dos Mortos vem antes da colonização. E aí, quando chegou a igreja, tiveram que mudar a questão cultural para a data para ser aceita”.

Ainda foram acrescentadas, nas tradições de festas religiosas católicas - religião trazida pelos espanhóis na colonização, o dia 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe. A santa é padroeira dos mexicanos e tem sua basílica situada na Cidade do México e recebe milhares de turistas em celebração a sua aparição, assim como a padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

#MEXICO#TRADIÇÃO#TRANSCULTURAÇÃO#MEXICANOS#CULTURA

bottom of page